
Mais de 50 trabalhadores ficam presos em geleira após avalanche no Himalaia

Pelo menos 57 trabalhadores estão presos em uma geleira no Himalaia indiano após uma avalanche, na manhã desta sexta-feira (28/2). O local fica na fronteira da Índia com o Tibete, onde as vítimas trabalhavam na construção de uma estrada na área da fronteira.
O que dizem as autoridades
O governador de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, disse que, até o momento, 16 trabalhadores foram resgatados. O resgate é feito pelo Exército indiano, pela Força Estadual de Resposta a Desastres e pela Polícia da Fronteira Indo-Tibetana.

Leia também:
VÍDEO: Ônibus despenca de penhasco e mata 36 pessoas, na Índia
Suíça: avalanche em Zermatt causa três mortes; buscas foram interrompidas
As 16 vítimas foram resgatadas sob forte nevasca, com “pequenas avalanches” no local, disse o Exército.
Segundo o oficial sênior da polícia, Nilesh Anand Bharne, “desses 57 trabalhadores presos, 10 foram resgatados em estado grave e enviados para o acampamento do exército próximo à vila Mana”, afirmou.
A mídia local informou que as chuvas intensas impedem o uso de helicópteros, logo, o único socorro prestado é durante a forte nevasca.
Vítimas
Segundo autoridades indianas, não há mortos.
Outra avalanche no Himalaia

Em 4 de abril de 2023, uma avalanche atingiu a mesma região no Himalaia, deixando sete mortos, outras pessoas presas e desaparecidas. O incidente aconteceu no estado de Sikkim, próximo à passagem montanhosa que dá acesso à região chinesa do Tibete.
