
Carla Zambelli se emociona com apoio em ato na Paulista: “Muito bom ver que o povo não me esqueceu”

Foragida na Itália, a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) concedeu entrevista à CNN e declarou ter se emocionado ao ver seu nome citado durante o protesto da direita bolsonarista realizado no último domingo (29), na Avenida Paulista, em São Paulo.
“A minha vida na política nasceu exatamente ali, há 11 anos. É muito bom ver que o povo não me esqueceu e guarda esse carinho por mim”, disse Zambelli, que está fora do país desde sua condenação pela Suprema Corte.
Enquanto isso, os advogados da parlamentar devem apresentar, nesta semana, sua defesa por escrito no processo que tramita na Câmara dos Deputados e que trata da perda de seu mandato. Zambelli foi formalmente notificada na semana passada e, conforme o regimento interno, tem até cinco sessões da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para protocolar sua manifestação.

O relator do caso será o deputado federal Diego Garcia (Republicanos-PR), que também terá cinco sessões para apresentar seu parecer. Como o Congresso entra em recesso em julho, o andamento do processo poderá ficar apenas para o mês de agosto.
Depois da fase na CCJ, o parecer segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados, onde será decidido o futuro do mandato da deputada.
Carla Zambelli é condenada
Em maio deste ano, Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pela Suprema Corte por envolvimento na invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A decisão também determinou a perda de seu mandato e o pagamento de uma indenização no valor de R$ 2 milhões.
Mesmo após recorrer da condenação, a parlamentar foi derrotada por unanimidade pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve todas as penas estabelecidas anteriormente.

*Com informações de CNN