Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Comissão da Câmara aprova moção de repúdio contra show de Madonna no Rio de Janeiro

Comissão da Câmara aprova moção de repúdio contra show de Madonna no Rio de Janeiro

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 23 de maio de 2024

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (22/05), uma moção de repúdio contra as cantoras Madonna, Anitta e Pabllo Vittar devido ao show realizado no Rio de Janeiro no início de maio. A moção também incluiu críticas ao governador Cláudio Castro (PL) e ao prefeito Eduardo Paes (PSD), ambos responsáveis pela capital fluminense.

O pedido, apresentado pelos deputados Dr. Allan Garcês (PP-MA), Chris Tonietto (PL-RJ), Clarissa Tércio (PP-PE), Cristiane Lopes (União-RO) e Julia Zanatta (PL-SC), foi aprovado em votação simbólica. A moção destacou o conteúdo “nocivo” e de “forte viés erótico” da apresentação como motivos principais para o repúdio.

Segundo o documento, o show “The Celebration Tour in Rio”, realizado em 4 de maio de 2024, vilipendiou a fé da maioria da população brasileira e apresentou conteúdo considerado ofensivo e inapropriado.


Saiba mais:


O show gratuito de Madonna no Rio de Janeiro reuniu um público estimado de 1,6 milhão de pessoas, segundo a Riotur. A apresentação marcou o encerramento da “The Celebration Tour”, comemorando os 40 anos de carreira da cantora. Anitta e Pabllo Vittar participaram como convidadas especiais, aumentando ainda mais a visibilidade do evento.

Histórico de moções de repúdio no Congresso

Apesar da aprovação, a moção de repúdio não possui efeitos práticos. Trata-se de uma manifestação formal da Casa Legislativa que expressa descontentamento ou apoio em relação a determinados eventos, ou atitudes. Moções de repúdio já foram utilizadas em outros contextos, como contra as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, e também em situações políticas envolvendo figuras públicas como os ex-ministros Paulo Guedes e Abraham Weintraub.

*Com informações de Carta Capital e Metrópoles