Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Suspeita de nepotismo: David Reis é alvo de denúncia no TCE-AM por nomear tia na CMM

Suspeita de nepotismo: David Reis é alvo de denúncia no TCE-AM por nomear tia na CMM

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 08 de julho de 2025

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) recebeu uma denúncia anônima envolvendo o vereador e presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), por meio do aplicativo da Ouvidoria da Corte de Contas, datada em 25 de maio deste ano.

O teor da queixa se baseia numa possível prática do crime de nepotismo por parte do parlamentar, que teria nomeado Aldenizia Rodrigues Valente, caracterizada na mensagem como tia dele, para o cargo diretora de Contabilidade da casa legislativa.

A investigação faz parte de representação registrada sob o número 319/2025 e tem como relator o conselheiro Josué Cláudio Neto.


Saiba mais: 

Saullo Vianna mantém discrição em questão partidária e exalta ‘união de grandes parceiros’

Vereadores de Manaus “empanturram” recesso parlamentar com previsão de volta em agosto


Nas redes sociais, Aldenizia Rodrigues Valente publicava fotos com a família, incluindo David Reis, além de ter participado da pré-campanha do parlamentar para a Câmara dos Deputados, nas eleições de 2022.

Aldenizia foi nomeada como diretora de Contabilidade da CMM, inclusive assinando documentos oficiais da casa legislativa.

Devido ao parentesco, de acordo com a denúncia, a situação configuraria violação à Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe o nepotismo na administração pública direta e indireta.

Em um dos posts, Aldenizia confirma o parentesco com o vereador, atuando em uma campanha eleitoral pedindo votos aos seguidores, em agosto de 2012.

A queixa ainda pede que o TCE-AM apure a legalidade da nomeação e, caso confirmada a irregularidade, adote as medidas cabíveis.