Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Despreocupado”, Moraes vai a jogo do Corinthians e mostra dedo do meio após sanções dos EUA

“Despreocupado”, Moraes vai a jogo do Corinthians e mostra dedo do meio após sanções dos EUA

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 31 de julho de 2025

A presença do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na Neo Química Arena nesta quarta-feira (30/7), durante a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras, repercutiu fortemente nas redes sociais — não apenas por sua ida ao estádio, mas por um gesto feito durante a partida. Em meio à torcida, Moraes mostrou o dedo do meio, atitude que gerou reações imediatas entre parlamentares e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O registro de quando o ministro mostra o dedo médio foi divulgado pelo Estadão:

(Foto: Alex Silva/Conteúdo Estadão)

A polêmica ocorre no dia seguinte à sanção imposta pelos Estados Unidos contra Moraes, com base na Lei Magnitsky, que permite punir estrangeiros acusados de corrupção ou graves violações de direitos humanos. Com isso, o ministro está proibido de entrar nos EUA, pode ter eventuais contas ou bens bloqueados no país e enfrentará dificuldades para utilizar serviços financeiros e tecnológicos vinculados a empresas norte-americanas.

O gesto do ministro foi amplamente criticado por bolsonaristas. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo questionando: “Isso é postura de ministro sancionado?”.

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) ironizou o episódio em seu Instagram com a frase “parabéns, Deus Moraes!”.

Alexandre de Moraes mostra dedo do meio e VCarlos Bolsonaro ironiza
(Foto: Reprodução)

A deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) brincou que o gesto seria direcionado ao blogueiro Allan dos Santos, foragido nos EUA. Já Fábio Wajngarten, ex-advogado de Bolsonaro, avaliou que a reação da mídia seria diferente se o gesto tivesse partido do ex-presidente.

Moraes foi ao jogo acompanhado da esposa

Torcedor declarado do Corinthians, Alexandre de Moraes chegou sorridente ao estádio, acompanhado da esposa, Viviane Barci de Moraes. Durante o trajeto até o camarote, foi abordado por torcedores e respondeu com o tradicional grito da torcida: “Vai, Corinthians!”. Em 2023, Moraes também participou de uma campanha promovida pela Gaviões da Fiel para ajudar na quitação da dívida da construção do estádio.