Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Esse tipo de postura só demonstra o despreparo do deputado Daniel Almeida”, dispara Delegado Péricles

“Esse tipo de postura só demonstra o despreparo do deputado Daniel Almeida”, dispara Delegado Péricles

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 29 de junho de 2025

O deputado estadual Delegado Péricles (PL), da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), concedeu entrevista exclusiva à Rede Onda Digital, onde conversou com o jornalista Lucas Costa sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Asfalto.

Ele também comentou declarações recentes de seu colega de parlamento, o deputado Daniel Almeida (Avante), que tem ganhado notoriedade por suas falas no plenário da Casa Legislativa e por confrontar o vereador de Manaus, Sargento Salazar (PL).

Segundo Péricles, sete deputados já assinaram a petição para a abertura da CPI do Asfalto na Aleam. Outros parlamentares, segundo ele, devem aderir ao movimento após o recesso parlamentar, que teve início na última quarta-feira (25/06).

Leia a entrevista na íntegra com Delegado Péricles:

Onda Digital: Como está a tramitação das assinaturas para a CPI do Asfalto?

Delegado Péricles: Já assinaram o pedido de CPI os deputados: Delegado Péricles (PL), Adjuto Afonso (União Brasil), Wilker Barreto (Mobiliza), Cristiano D’Ângelo (MDB), Ednailson Rozenha (PMB), Sinésio Campos (PT) e Wanderley Monteiro (Avante). Outros deputados devem assinar após o recesso.

Onda Digital: O senhor acredita que será possível investigar a fundo o destino dos recursos investidos?


Leia também:

Festival de Parintins 2025: Festa dos Visitantes não registra ocorrências policiais

Wilson Lima destaca investimentos do Governo no Festival de Parintins


Delegado Péricles: Já vínhamos acompanhando as reclamações da população sobre os buracos nas ruas. Recebo muitas denúncias todos os dias. O estopim foi o caso que destruiu uma família inteira por causa de um buraco em uma das principais avenidas da capital, a Djalma Batista. A senhora, grávida de oito meses, morreu; seu bebê também; e o marido sobreviveu, mas está com várias fraturas.

Além disso, acompanhamos outros casos de pessoas que também perderam suas vidas ou sofreram traumas por acidentes causados por buracos nas vias. Por isso, apresentei o pedido de CPI. Precisamos saber onde estão os R$ 187 milhões que o Governo do Estado repassou à Prefeitura, já que esses investimentos não estão sendo vistos nas ruas.

Como há recursos do Estado envolvidos, a Aleam pode sim instaurar uma CPI. Com ela instalada, vamos buscar todas as informações sobre os valores repassados pelo Governo à Prefeitura e investigar se, de fato, foram utilizados para asfaltar as ruas de Manaus. Tudo será apurado e apresentado em um relatório final, que será encaminhado aos órgãos competentes.

Onda Digital: O que o senhor achou das falas do deputado Daniel Almeida, que até pediu desculpas depois? Acredita que, por ser irmão do prefeito, ele ficou cego ao defender o irmão?

Delegado Péricles: Infelizmente, o deputado parece viver desconectado da realidade. Ele poderia, ao menos, pedir perdão à família da vítima, já que seu irmão — que ele considera o melhor prefeito de todos os tempos — até agora não enviou sequer uma mensagem de solidariedade e ignora o caso, como se fosse apenas mais um acidente.

Há outras famílias que também choram a perda de entes queridos, e o deputado ainda vem defender e atacar outros parlamentares como se fosse só mais um buraco. Isso é inadmissível. Esse assunto não é, e jamais será, usado como palanque político — como eles insistem em dizer. Isso é grave. A população cobra, e por isso, com a CPI instalada, vamos investigar.

Onda Digital: O senhor, que é colega de partido do vereador Sargento Salazar — cotado para ser candidato em 2026 —, tem acompanhado os episódios em que ele tem sido alvo de polêmicas. A mais recente envolveu o deputado Daniel Almeida, que o chamou de “dependente químico” e “inútil” em vídeo. Como o senhor avalia esse tipo de ataque a um colega de parlamento? O que acredita que o deputado buscava ao fazer isso?

Delegado Péricles: É vergonhoso atacar qualquer parlamentar, seja de situação ou de oposição, dessa forma. Nós fomos eleitos pelo povo para representá-lo. Esse tipo de postura só demonstra o despreparo do deputado Daniel Almeida para exercer o cargo — ainda mais ao direcionar esse tipo de ataque a um vereador que foi o mais votado da última eleição e vem cumprindo bem o seu papel de fiscalizar o Executivo municipal.