
Flamengo aumenta a diferença como a maior torcida do Brasil

Uma pesquisa do instituto Ipsos-Ipec, divulgada por O Globo, aponta que Flamengo continua sendo o time com a maior torcida do país e que ampliou sua vantagem. O estudo entrevistou mais de 2 mil brasileiros em junho e indicou uma diminuição nas porcentagens do Corinthians e São Paulo.
A pesquisa faz parte das celebrações do centenário de O Globo e promete ser a mais completa já feita sobre o futebol brasileiro. Na pesquisa, foram avaliados o nível de fanatismo, envolvimento com o clube, relação com a Seleção Brasileira e até a afinidade por times internacionais.
Entre 5 e 9 de junho, em 132 municípios de todas as regiões do Brasil, mais de 2 mil brasileiros com mais de 16 anos foram entrevistados pessoalmente. A metodologia possibilitou a menção de até dois clubes; caso o entrevistado afirmasse ter coração dividido, ambos os times seriam considerados.
“Você torce ou tem simpatia por qual time brasileiro? E por mais algum?”, partiu o questionamento da pesquisa do Ipsos-Ipec.
A margem de erro estimada para o total da amostra é de 2,2 pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%. Em alguns casos, a soma pode ultrapassar 100% devido à consideração de duas equipes como preferência, conforme mencionado anteriormente no texto.

Em comparação com os dados de 2022, Flamengo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Santos, Internacional, Fluminense, Fortaleza e Ceará apresentaram variações negativas dentro da margem de erro.
Leia mais:
Médico do Flamengo afirma que De la Cruz possui uma lesão “irreparável”
Botafogo planeja dispensas e busca contratação de zagueiro
Corinthians e São Paulo diminuíram seus percentuais fora da margem de erro, ao passo que Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Sport, Seleção Brasileira, Vitória e Remo apresentaram variações positivas dentro da margem de erro. Santa Cruz e Athletico mantiveram-se inalterados.

Qual é a torcida mais numerosa do Brasil?
Flamengo, com 21,2%
Corinthians, com 11,9%
Palmeiras, com 6,5%
São Paulo, com 6,4%
Vasco, com 3,4%
Grêmio, com 3%
Cruzeiro, com 2,3%
Atlético-MG, com 2,3%
Bahia, com 2,2%
Santos, com 2%
Internacional, com 1,7%
Botafogo, com 1,5%
Sport, com 1,3%
Fluminense, com 0,9%
Seleção brasileira, com 0,9%
Vitória, com 0,8%
Fortaleza, com 0,7%
Ceará, com 0,7%
Santa Cruz, com 0,6%
Athletico, com 0,5%
Remo, com 0,5%