
Entenda como funciona o Pix automático, lançado nesta quarta (4)

O Banco Central (BC) lança nesta quarta-feira (4/6) o Pix Automático, uma nova funcionalidade que promete simplificar a vida financeira dos brasileiros.
Com a ferramenta, poderá ser feito o pagamento automático de contas recorrentes, como água, luz e telefone, diretamente na conta do usuário. O Pix Automático visa facilitar o gerenciamento de despesas mensais, evitando atrasos e esquecimentos no pagamento de contas.
Apesar do lançamento oficial nesta quarta, a funcionalidade só estará disponível para uso a partir de 16 de junho.
Leia mais:
Golpe do Pix: mulher é presa por transferir mais de R$ 1 mil pelo celular de vítima em Manaus
Produtora de conteúdo adulto é sequestrada e forçada a fazer Pix para criminoso
Como vai funcionar o Pix Automático?
O usuário poderá autorizar uma única vez o débito automático para contas recorrentes. A partir dessa autorização, os pagamentos serão efetuados mensalmente sem a necessidade de intervenção manual.
Para garantir a segurança e o controle do usuário, as empresas enviarão uma notificação um dia antes do débito, permitindo que o cliente verifique e confirme o pagamento.
Será possível cancelar a autorização a qualquer momento diretamente pelo aplicativo do banco.
Já para as empresas, o Pix automático promete aumentar a base de clientes, reduzir custos operacionais e diminuir a inadimplência.
Atualmente, o Banco Central contabiliza 160 milhões de usuários do Pix no país. Espera-se que uma boa parte desses usuários façam adesão a essa nova funcionalidade.
*com informações de CNN Brasil