Uma ação social anunciada pelo vereador Janjão (sem partido) para a distribuição de peixes durante a Semana Santa terminou em polêmica após protestos no bairro Compensa, zona Oeste de Manaus, nesta quinta-feira (17/4).
O evento prometia beneficiar centenas de famílias com o alimento tradicional da Páscoa, no entanto, acabou marcado por acusação de propaganda enganosa.
Filas e falta de estrutura
Desde às 11h da manhã, moradores começaram a se aglomerar na esperança de garantir o peixe. A fila cresceu rapidamente, e os moradores reclamaram sobre a falta de estrutura, água, sombra ou banheiros disponíveis.
125 fichas para a comunidade
A situação atingiu o ápice no início da noite, quando assessores do parlamentar anunciaram que seriam distribuídas apenas 125 fichas — número inferior à quantidade de pessoas presentes no local. A informação causou revolta imediata.
Moradores reagiram com gritos, xingamentos e acusações de desrespeito. O clima de tensão obrigou o vereador a sair da área escoltado pela Guarda Municipal.
“Isso é um descaso com o povo. Fiquei aqui o dia inteiro com minha mãe idosa, esperando por um peixe que ele disse que ia dar. No fim, não tinha nada pra quase ninguém”, desabafou o morador Antônio Ferreira, que chegou ao local por volta do meio-dia.
Nas redes sociais, vídeos da confusão e depoimentos de moradores rapidamente se espalharam.
Veja:
Janjão se pronuncia
Nas redes sociais, o vereador se pronunciou afirmando que, na verdade, o evento seria somente para apoiadores.
“Hora nenhuma eu fiz vídeo ou postei que eu daria peixe para multidão. Pelo contrário, eu avisei a minha equipe que eu ajudaria as pessoas que trabalharam comigo na campanha”, explicou Janjão.
Imagem: Câmara Municipal de Manaus – Vereador Janjão;
Ele também acusou “uma pessoa”, que não teve o nome divulgado, de tentar prejudicá-lo.
“Uma pessoa maldosa, não sei quem, espalhou em vários locais querendo me prejudicar para que desse essa confusão”, disse ele.