Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Decreto da Lei da Reciprocidade sai até terça-feira, afirma Alckmin

Decreto da Lei da Reciprocidade sai até terça-feira, afirma Alckmin

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 13 de julho de 2025

O decreto que regulamenta a lei da reciprocidade deve ser publicado pelo governo Lula (PT) até terça-feira (15/7), de acordo com anúncio feito pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) neste domingo (13/7).

Entendemos que a taxação é inadequada e não se justifica”, definiu Alckmin, que confirmou participação em uma reunião convocada pelo presidente Lula (PT) neste domingo para discutir a edição do decreto.

A fala surge em reação a taxa de 50% dos Estados Unidos para produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o instrumento permite que o Brasil adote medidas equivalentes ou similares.

A declaração de Alckmin foi dada durante a inauguração de um viaduto em Francisco Morato (SP). O vice-presidente enfatizou que, antes de alguma medida de resposta na mesma moeda, os esforços do governo terão como prioridade a reversão da tarifa, prevista para valer a partir de 1º de agosto.


Saiba mais: 

Lula ironiza Trump e diz que quem come jabuticaba ‘não precisa de briga tarifária’

Macron antecipa para 2027 meta de duplicar orçamento da Defesa


Aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Lula, a lei da reciprocidade permite que o governo federal responda a retaliações de outros países ou blocos econômicos sem ter de recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).

*Com informações de Metrópoles e Brasil De Fato