
Marina Silva abandona sessão no Senado após bate-boca com Plínio Valério: “Tá com medo de mim, ministra?”

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o senador Plínio Valério protagonizaram mais um embate no Senado Federal, nesta terça-feira (27/5), durante a sessão da Comissão de Infraestrutura. Após por um bate-boca acalorado com o senador sobre a polêmica pavimentação da BR-319, estrada que conecta Porto Velho (RO) a Manaus (AM), a ministra resolveu abandonar a sessão.
O momento mais crítico da audiência ocorreu quando Plínio Valério afirmou que desejava separar “a mulher da ministra”, pois, segundo ele, “a mulher merece respeito”, mas “a ministra não”.
“Ao olhar para a senhora, eu estou vendo uma ministra, não estou vendo uma mulher. A mulher merece respeito. A ministra não. Por isso eu quero separar”, declarou Plínio Valério, elevando a tensão na comissão.

Diante da fala, que Marina considerou ofensiva e machista, a ministra reagiu imediatamente e decidiu deixar a sessão, alegando falta de respeito por parte do senador.
“Eu fui convidada como ministra, então tem que respeitar. Eu me retiro porque eu não fui convidada por ser mulher”, afirmou Marina Silva, ao se levantar e sair do recinto.

Antes de se retirar, a ministra do Meio Ambiente sinalizou que permaneceria na audiência apenas se houvesse um pedido de desculpas por parte do senador. No entanto, Plínio Valério recusou-se a se retratar.
Plínio, por sua vez, continuou as provocações dizendo:
“Tá com medo de mim, ministra?”
Veja vídeo:
Plínio Valério diz que Marina Silva “não merece respeito” e ministra abandona sessão no Senado pic.twitter.com/2MiMOfS8dF
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 27, 2025
Saiba mais:
Plínio Valério revela vontade de ‘enforcar’ Marina Silva e deputadas do Amazonas rebatem: “Machista”
Esse não foi o primeiro episódio de tensão envolvendo os dois parlamentares. Em março deste ano, Plínio Valério já havia feito uma declaração polêmica contra Marina Silva, afirmando publicamente que sentia vontade de “enforcar a ministra”. A fala gerou repercussão negativa na época.