Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Mesmo com calamidade no RS, governo mantém “Enem dos Concursos” em todo país neste domingo (5)

Mesmo com calamidade no RS, governo mantém “Enem dos Concursos” em todo país neste domingo (5)

Diogo Rocha
Por Diogo Rocha | 02 de maio de 2024

O Governo Federal confirmou nesta quinta-feira (02/05) a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, em todo o país, no próximo domingo (05/05). Apesar do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ter pedido o adiamento do certame no Estado, que está em situação de calamidade devido às fortes chuvas, a União não considerou necessário.

Nas redes sociais, a realização do concurso foi questionada por candidatos que farão as provas no Rio Grande do Sul. Além de Leite, parlamentares gaúchos fizeram a mesma solicitação para o governo.

Em nota, além de confirmar a aplicação das provas, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos afirmou que serão adotados esforços para garantir a participação dos candidatos do estado.

“O governo federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, afirmou a pasta.

No Rio Grande do Sul, são pouco mais de 80 mil candidatos inscritos, que farão provas em 10 cidades, incluindo Santa Maria e Santa Cruz do Sul, que estão entre os municípios mais afetados.

O CNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no Concurso Público Nacional Unificado disputarão 6.640 vagas em cargos públicos oferecidas por 21 órgãos públicos federais.


Leia mais:

Enem dos Concursos: governo disponibiliza locais de prova

Governo pretende realizar “Enem dos Concursos” a cada dois anos, diz ministra


Chuvas

O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Também há 60 pessoas desaparecidas no estado.

O total de pessoas em abrigos é de 4.645 e outras 10.242 estão desalojadas. O número de municípios afetados chegou a 154.

*Com informações da Agência Brasil.