Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“A meta do governo é chegar a 24 mil unidades habitacionais”, afirma secretário Marcellus Campêlo

“A meta do governo é chegar a 24 mil unidades habitacionais”, afirma secretário Marcellus Campêlo

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 26 de fevereiro de 2025

O secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcellus Campêlo, participou do programa Lomittas Tá On nesta quarta-feira (26/02), onde conversou sobre o tema habitação. O secretário afirmou que “a meta é entregar 24 mil casas até o final do mandato do governador do Amazonas, Wilson Lima”.

“O programa Amazonas Meu Lar é o maior programa habitacional da história do Amazonas. Já atendemos 25 mil famílias ao longo desse período, sendo aproximadamente 18.500 com regularização fundiária e 6.500 com soluções habitacionais ou de moradia”, declarou Campêlo.

 

O secretário explicou que, atualmente, o programa funciona com algumas linhas de atendimento, como a construção própria, por meio do Prosamim; linhas de crédito, em parceria com o Minha Casa, Minha Vida, com apoio da Caixa Econômica Federal e do governo federal e os feirões, que facilitam o acesso ao financiamento de imóveis.

Prosai e abastecimento de água em Parintins

Marcellus Campêlo também falou sobre o Programa de Saneamento Integrado de Parintins (Prosai), que tem como objetivo resolver o problema crônico de abastecimento de água no município. O secretário explicou que o Prosai teve início em Maués, em 2019, por determinação do governador, e começou em Parintins em setembro de 2024.


Leia mais

Em clima de carnaval, deputados chegam atrasados, alguns faltam e outros homenageiam Escolas de Samba

Bolsonaro critica Fernanda Torres e ironiza ‘Ainda Estou Aqui’: “O filme tinha que começar comigo”


“O Prosai vai resolver o problema crônico de abastecimento de água em Parintins, tanto na questão da intermitência, que ocorre quando falta energia, quanto na qualidade da água”, declarou. Ele destacou que estudos comprovaram que a água consumida no município não tem qualidade adequada.

O secretário informou que mais de 40% do novo sistema de abastecimento de água de Parintins já foi concluído.

“Já perfuramos quatro poços e estamos construindo os primeiros reservatórios elevados. O novo sistema vai aumentar em até 10 vezes a capacidade de armazenamento de água.”

 

Com essa nova estrutura, mesmo que ocorra um apagão de seis horas, os reservatórios conseguirão manter a cidade abastecida. Além disso, o Prosai também permitirá que Parintins tenha, pela primeira vez, um sistema de coleta de esgoto.