
Lula convoca reunião emergencial após aplicação de tarifaço dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião emergencial no Palácio do Planalto nesta quarta-feira (30/7) depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou a aplicação de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelo país.
A expectativa é que participem do encontro o vice-presidente Geraldo Alckmin e os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social).
“Vou me reunir ali para defender outra soberania: a soberania do povo brasileiro em função das medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos”, afirmou Lula durante a cerimônia de sanção de uma medida voltada à proteção de animais.
Leia mais
Trump oficializa decreto de tarifas de 50% ao Brasil
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou um decreto que oficializa a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida deve entrar em vigor no dia 6 de agosto, uma vez que passa a valer apenas sete dias depois da assinatura do decreto.
Trump argumentou que a assinatura do decreto é uma “emergência nacional” em virtude das ações incomuns praticadas pela política brasileira, que segundo o presidente dos EUA, prejudicam as empresas americanas, bem como o direito de liberdade e expressão de seus cidadãos.
*Com informações da CNN Brasil.