
Zé Ricardo x Sinésio: a eleição no PT do Amazonas ainda não acabou

O vereador José Ricardo (PT) respondeu, nesta quarta-feira (9/7), às provocações feitas pelo deputado Sinésio Campos (PT), que o acusou, durante o programa Meio Dia com Jefferson Coronel de terça-feira, de adotar no Amazonas posturas típicas de políticos de direita que perdem a eleição e depois reclamam do processo democrático.
Sinésio, inclusive, comparou a postura do vereador com as tomadas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ricardo e Sinésio disputaram a presidência do Diretório do PT do Amazonas, no último domingo, com a vitória do deputado estadual, que passará a cumprir o terceiro mandato seguido no posto, por larga margens de votos.
Veja o resultado da eleição do PT do Amazonas:
- Sinésio Campos: 7.192 votos;
- José Ricardo: 1.358;
- Luiz Borges: 800;
- ]Joao Pedro Gonçalves: 648;
- José Barroncas: 323;
- Arivan Reis: 260;
- Herbert Amazonas: 46 votos.
Saiba Mais:
VÍDEO: “O PT pode eleger ao menos 3 deputados estaduais em 2026”, diz Sinésio Campos
PT de Manaus: acordo secreto com Sassá permitiu vitória de Valdemir Santana
“Questionar processos viciados é ser de direita? Houve em alguns municípios do interior resultados que vamos contestar na Nacional (Executiva). Em certos municípios todos os filiados foram votar, quando a média de participação é de 30%. Em São Gabriel da Cachoeira só teve votos para ele. Então questionar resultados fictícios é ser de esquerda”, defendeu Zé Ricardo.
O vereador afirmou ainda que perder eleições é normal para ele, seja nas instâncias internas do PT ou em eleições gerais, mas o que ocorreu no Processo de Eleição Direta do PT do Amazonas foi algo artificial, uma armação que teve até filiações em massa.
“Não posso ficar calado diante da falta de lisura desta eleição. Quero perder, mas dentro das regras e não assim, com ele se achando todo poderoso, usando a força do dinheiro e das prefeituras”, completou Zé Ricardo.
O vereador prometeu ingressar na Executiva Nacional com um pedido de impugnação da votação ocorrida nestes lugares, mas sabe que isso não afetará a eleição de Sinésio Campos, que teve a maioria dos votos.
“Ele será o presidente, minha contestação não é para ganhar no ‘tapetão’, mas é uma briga pela legalidade, pela disputa normal”, disse o vereadoor.
PT do Amazonas será governista
José Ricardo também avaliou que Sinésio defende políticos de direita em detrimento dos próprios petistas, pois no programa o deputado classificou a postura dele como sendo “aliancista e lulista”.
“O Lula fez alianças com o empresário José de Alencar para ganhar a eleição de 2002 e com o Alckmin (Geraldo) para ganhar em 2022. Isso é o que eu faço”, disse o deputado.
Para José Ricardo, essa política aliancista do presidente do PT do Amazonas prejudica o partido
“Ele está no colo do governador Wilson Lima porque tem uma secretaria no governo, pega as migalhas deste governo. Então vou continuar sendo um crítico desta postura”, finalizou o vereador.