
Saullo Vianna comenta sobre 3º caminho de Wilson Lima: “Ser candidato à deputado federal”

Os bastidores seguem com muitas possibilidades para o futuro de políticos como o do governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Desta vez, um terceiro caminho pode ser visto, e é discutido, para as eleições gerais de 2026: Wilson Lima seguir para a disputa ao cargo de deputado federal. O comentário partiu do secretário municipal de Assistência Social, Saullo Vianna, que abordou o cenário eleitoral para o próximo ano, em entrevista ao Exclusiva, de Rosiene Carvalho, da BandNews Manaus, nesta quinta-feira (10/7).
“Tem uma outra tese que é uma tese que ela começa a ser falada nos bastidores, se o Wilson se descompatibilizar no início de abril para ser candidato ao Senado, montar uma chapa de deputado federal quando chegar nas convenções, e descer para ser candidato à deputado federal para poder ter mandato, e consequentemente, ter aí a prerrogativa de foro. Isso é algo que já é falado nos bastidores”, declarou Vianna.
Esse terceiro caminho faz parte das especulações que surgem diante do futuro político de Wilson Lima, algo que gera muitas conversas dos próximos passos a serem feitos por ele e diante de muitas pesquisas internas. O secretário municipal cita ainda que estão mostrando diversos nomes influentes para 2026.
“Pode-se dizer que a pesquisa mais forte são as pesquisas internas, né? Hoje a gente tem uma liderança do senador Eduardo Braga para o Senado, seguido de perto, pelo meu amigo aqui, deputado federal, Alberto Neto. E aí a gente tem que acompanhar isso nos próximos meses, o que vai ser decisivo para o que vai se organizar, tanto na candidatura para o Senado quanto para o governo, é a decisão, em início de abril, do governador Wilson”, frisou.
Os cenários que já são vistos para Lima correm em duas vertentes: se ele vai sair para ser candidato ao Senado, ou se ele vai, ficar até o final para poder apoiar algum candidato e terminar o seu governo. E agora, a terceira opção, comentada por Vianna, que já se discute nos bastidores.
Leia mais:
Wilson Lima propõe parceria com Incra para acelerar regularização fundiária em Apuí
Saullo Vianna mantém discrição em questão partidária e exalta ‘união de grandes parceiros’
O deputado federal licenciado deixou claro que são apenas algumas informações que surgem nos bastidores e que esse cenário pode sempre mudar com a proximidade do pleito de 2026.
“Óbvio que a eleição não é hoje né, a gente ainda tem um tempo até lá, porém existe um prazo que vai ser determinante para toda essa organização do que vai acontecer na eleição, que vai ser em outubro, prazo da descompatibilização, que aí quem tiver que ser candidato que está no cargo do Executivo, obrigatoriamente terá que se descompatibilizar”, explicou o secretário.
Assista: