Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
TRE-AM vai emitir carteiras para pessoas com Transtorno do Espectro Autista: saiba como solicitar

TRE-AM vai emitir carteiras para pessoas com Transtorno do Espectro Autista: saiba como solicitar

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 10 de junho de 2025

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD), vai ofertar o serviço de cadastramento e solicitação das carteiras de identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Carteira da Pessoa com Deficiência (CIPcD).

O cadastro será feito em evento, aberto ao público, a partir desta quarta (11/6) até sexta-feira (13), no auditório do Fórum Eleitoral de Manaus. O atendimento será realizado de 8h às 12h, por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento prévio.

A ação faz parte da Semana de Acessibilidade e Inclusão voltada à garantia de direitos e cidadania de Pessoas com Deficiência.


Leia mais:

Mãe é agredida por várias mulheres após ser acusada de bater no filho autista

Prefeito David Almeida anuncia licitação do projeto Cidade do Autista


As carteiras de identificação têm a finalidade de assegurar o acesso prioritário e facilitar o reconhecimento dos direitos dessas pessoas em serviços públicos e privados.

Para solicitar as carteiras, é necessário apresentar os seguintes documentos:

Para a Pessoa Deficiência e TEA:

  • Foto 3×4 atual;
  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (até 90 dias);
  • Laudo médico com CID;
  • Tipagem sanguínea.

Para o acompanhante ou responsável legal:

  • RG/CIN e CPF;
  • Comprovante de residência (atual);
  • E-mail e telefone;
  • Curatela (para maiores de 18 anos, quando necessário);
  • Guarda judicial (para menores de 18 anos que não estejam com os genitores).