
Fãs brasileiros acusam Bruno Mars de apropriação cultural

O cantor Bruno Mars entrou na mira das redes sociais após lançar oficialmente a música “Bonde do Brunão”, inspirada no funk brasileiro. A faixa, que surgiu durante sua passagem pelo Brasil no ano passado e viralizou na internet, chegou às plataformas de streaming na última quarta-feira (18/6), mas rapidamente dividiu opiniões.
A nova música do cantor foi alvo de acusações de apropriação cultural. Internautas alegam que o artista utilizou elementos do funk de forma descontextualizada e sem os devidos créditos. “Isso é apropriação cultural, simples assim”, comentou um usuário no X (antigo Twitter). Outro questionou: “Usou sample de DJ brasileiro… será que pediu autorização ou sequer deu os créditos?”.
Além das críticas, parte do público também reclamou da forma como o cantor retrata o Brasil na música, apontando estereótipos e até ironizando o português do artista. “Ele faz o Brasil parecer uma grande piada. Anitta apanha por muito menos”, escreveu uma usuária.
Leia mais
Biscoitos com rosto do Papa Franscico são sucesso entre fiéis
Saiba motivo da morte do ator Francisco Cuoco
Por outro lado, muitos fãs saíram em defesa do artista. Para eles, a música não caracteriza apropriação, mas sim uma homenagem. “Isso não é apropriação. Quem está dizendo isso nem sabe o que o termo significa”, rebateu uma internauta.
Apesar das críticas, a faixa segue fazendo sucesso nas redes. Aproveitando o embalo, Bruno Mars também anunciou uma nova skin inspirada no Brasil no jogo Fortnite, com direito a figurino totalmente tropical.

*Com informações do Metrópoles.