
Carla Zambelli avalia disputar eleições na Itália após condenação no Brasil, diz site

A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) avalia disputar as eleições na Itália, caso não consiga reverter sua situação judicial no Brasil. A informação foi publicada pelo site Metrópoles nesta segunda-feira (14/7) e confirmada pelo advogado da parlamentar, Fabio Pagnozzi.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e deixou o Brasil alegando ser vítima de perseguição política. Segundo a defesa, ela viajou para a Itália enquanto aguardava o julgamento do recurso apresentado contra a decisão da Corte.
Saiba mais:
- Advogado nega que Carla Zambelli esteja foragida: “Ela está à disposição das autoridades”
- Lula ironiza Trump e diz que quem come jabuticaba ‘não precisa de briga tarifária’
A defesa de Carla Zambelli enviou um requerimento à Interpol para saber se o nome da deputada foi incluído na lista de foragidos da organização internacional. A resposta ainda não foi divulgada.

A manutenção ou não do mandato de Zambelli na Câmara dos Deputados será decidida em votação. Caso os parlamentares optem por manter o mandato, a defesa pretende usar o resultado como argumento adicional para reforçar a tese de perseguição política.
“A prioridade da deputada é provar a inocência e retornar ao Brasil para continuar com a atuação legislativa. É o que ela quer. Se isso não for possível, ela pretende ingressar em uma legenda na Itália para concorrer nas eleições italianas e prosseguir com o trabalho político”, afirmou a defesa de Carla Zambelli.