
Carne de capivara é apreendida durante fiscalização ambiental no interior do AM

Aproximadamente 10 quilos de carne de capivara foram apreendidos nesta terça-feira (15/7) em uma banca do Mercado Municipal de Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus. A apreensão foi realizada por fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, como parte da 7ª etapa da Operação Região Metropolitana.
Segundo os agentes envolvidos na operação, o comerciante responsável não possuía autorização para a venda da carne, configurando crime ambiental conforme o artigo 29 da Lei nº 9.605/98. O infrator foi multado em R$ 500, valor previsto por unidade ou quilo de animal silvestre conforme o Decreto Federal nº 6.514/2008.
Infração ambiental e medidas administrativas
Para garantir a segurança de todos os envolvidos, a equipe conduziu o comerciante até sua residência, onde foram lavrados o auto de infração, o termo de apreensão e a notificação para que ele cessasse imediatamente a comercialização de carne de caça. O produto apreendido foi recolhido conforme os protocolos legais.
De acordo com o presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, ações desse tipo são essenciais para proteger o meio ambiente. “Combater esse tipo de irregularidade é vital para preservar as espécies nativas e garantir o equilíbrio dos nossos ecossistemas. Trabalhamos com base na legislação ambiental e com foco na educação e prevenção”, destacou.
A fiscal que coordenou a abordagem ressaltou que todo o procedimento foi feito de forma respeitosa. “Informamos ao comerciante que a caça e venda de animais silvestres são práticas proibidas por lei. Nosso objetivo é sempre orientar, além de fiscalizar”, explicou.
Leia mais:
Executado em motel: homem cai em emboscada atraído por mulher
Denúncias e conscientização
O Ipaam reforça que a fauna silvestre é protegida por lei e sua exploração irregular representa um risco ao equilíbrio ambiental. As ações de fiscalização são contínuas e também consideram denúncias da população. Informações ou denúncias podem ser encaminhadas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental, pelo número (92) 98557-9454.