
Em discurso, prefeito David Almeida nega ‘rota de colisão’ com aliados políticos, mas radar segue ligado

Durante a inauguração do Complexo Viário Rei Pelé, na zona leste de Manaus, nesta quarta-feira (25/6), o prefeito David Almeida (Avante) usou o palanque para rebater especulações que, nos bastidores da política, já circulavam como prenúncio de fissuras dentro de sua própria base.
A fala, se concentrou na tentativa de esvaziar a leitura de que estaria em curso uma “rota de colisão” entre ele e figuras de peso da aliança que o sustenta, como os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), além do vice-governador Tadeu de Souza (Avante) e do vice-prefeito Renato Júnior (Avante).
“Me colocaram em rota de colisão com um aliado meu, o senador Omar. Não tem nada. Há três semanas atrás me colocaram em rota de colisão com o Renato. Não está acontecendo nada. Semana passada me colocaram em rota de colisão com o Eduardo Braga. Essa semana, a bola da vez é o Tadeu. Não tem nada de errado. O que tem é muito trabalho, muitas entregas e a gente incomoda muita gente na cidade de Manaus”, afirmou o prefeito.
Confira fala de David:
➡️ David nega ‘rota de colisão’ com base aliada e sobe o tom contra opositores pic.twitter.com/YrbVqDca9X
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 26, 2025
A ênfase do discurso chamou atenção. A menção aos principais atores políticos da base reforçou que os rumores não passaram despercebidos no núcleo do prefeito e sugerem que a leitura política dos últimos movimentos desses aliados está em curso, ainda que tratada como superada no microfone.
Tadeu de Souza e Renato Júnior estavam no evento e, ambos, foram citados diretamente funcionando como gesto de reafirmação da aliança no campo simbólico. Já o tom dos discursos, com acenos à base e recados indiretos à oposição, marcou o evento como mais um episódio da estratégia de David em blindar sua gestão de ruídos internos em ano pré-eleitoral.
Renato, por exemplo, adotou um tom combativo:
“Enquanto falar… só discurso vazio. Aqui tem suor, trabalho e entrega. Não é com gracinha e palhaçada que os problemas da cidade serão resolvidos”, disse.
Veja fala de Renato Jr:
📌 Na inauguração do Complexo Rei Pelé, Renato Jr. fala que “não é com gracinha e palhaçada que os problemas da cidade serão resolvidos” pic.twitter.com/ILaz3dwJAU
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 26, 2025
O radar segue ligado
Nos bastidores, porém, a movimentação política entre os citados segue ativa. Omar Aziz tem articulado sua presença em municípios do interior e se posicionado em temas de alta visibilidade nacional, o que alimenta especulações sobre uma possível candidatura ao governo estadual em 2026.
Eduardo Braga, por sua vez, intensificou a interlocução com setores estratégicos de Manaus, como empresariado e lideranças religiosas, consolidando capital político com foco em 2024 e além.
No caso de Tadeu de Souza, o vice tem demonstrado autonomia em agendas e buscado ampliar sua visibilidade, o que é acompanhado de perto por assessores mais próximos do prefeito. Ainda que filiado ao Avante, o vice é visto como figura com potencial de voo próprio, especialmente, em um cenário futuro sem David à frente da Prefeitura.
O discurso do prefeito, serviu não apenas como tentativa de dissipar boatos, mas como sinal ao seu grupo de que o radar segue ligado e que o projeto político que hoje sustenta a gestão pode exigir novos arranjos à medida que se aproxima o calendário eleitoral.