
Pesquisa revela que 40% consideram governo Lula pior do que o de Bolsonaro; 33% acham melhor

Uma pesquisa do instituto PoderData divulgada nesta quarta-feira (30/07) aponta que 40% dos eleitores brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pior do que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em contrapartida, 33% avaliam que a gestão petista é melhor, enquanto 24% acreditam que ambos os governos se equivalem. Outros 2% não souberam responder.

O levantamento foi realizado entre os dias 26 e 28 de julho e ouviu 2.500 pessoas em 182 municípios, distribuídos pelas 27 unidades federativas do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Saiba mais:
- Erika Hilton “desce do salto” e revida ataques de Nikolas nas redes: “Tira meu nome dessa boca imunda”
- Lula ironiza lema de Bolsonaro e da oposição: “Brasil acima de tudo, mas primeiro os Estados Unidos”
Em relação à pesquisa anterior, feita em junho, o índice dos que consideram Lula pior que Bolsonaro caiu cinco pontos percentuais, ao passo que os que avaliam positivamente o atual governo cresceram três pontos.
Aprovação governo Lula
No mesmo estudo, os dados também mostram uma oscilação positiva na taxa de aprovação do governo Lula. A desaprovação, que chegou a 56% em maio, caiu para 53% em julho. Já a aprovação subiu de 39% para 42% no mesmo período. A diferença entre os dois indicadores reduziu-se de 17 para 11 pontos percentuais.

Segundo analistas, a leve recuperação pode estar relacionada à retórica de soberania adotada por Lula após o tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) sobre produtos brasileiros, o que mobilizou apoio simbólico ao Planalto. Essa é a primeira vez, em cerca de um ano, que os números oscilam de forma favorável ao atual governo.