Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Lei de Diretrizes Orçamentárias é deliberada na CMM e segue para a CCJR da Casa

Lei de Diretrizes Orçamentárias é deliberada na CMM e segue para a CCJR da Casa

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 28 de maio de 2025

Após dois dias consecutivos fora da pauta, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026 foi finalmente deliberada na manhã desta quarta-feira (28/05) no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O projeto agora segue os trâmites legais e foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A matéria estava inicialmente prevista para votação na segunda-feira (26), mas teve sua análise adiada por motivos não divulgados. De acordo com o vereador Eduardo Alfaia (Avante), líder do prefeito David Almeida (Avante) na Casa Legislativa, a proposta orçamentária gira em torno de R$ 11,6 bilhões.

“Essa é uma estimativa, que pode sofrer variações, dependendo de diversos fatores. A gestão do prefeito David Almeida tem priorizado obras de infraestrutura fundamentais para a cidade, mas também investido em áreas sociais, como habitação, educação, saúde, mobilidade urbana e a Cidade do Autista”, destacou Alfaia.

Votação da LOA

O parlamentar ressaltou ainda que, no segundo semestre, será votada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que definirá, de forma específica, a alocação dos recursos financeiros por áreas e secretarias.

“Somente após a votação da LDO é que analisaremos a LOA, que especifica para onde vai cada valor, qual secretaria será contemplada e como os recursos serão aplicados. Essa etapa é essencial para garantir uma gestão eficiente e transparente”, explicou o vereador.


Saiba mais: 

Abdala Fraxe fala em junção de Governo e Prefeitura na entrega de Feira: “Quando os políticos se unem, coisas boas acontecem”

PL de Amom Mandel tipifica violência contra autistas nas redes sociais como crime de ódio


O projeto da LDO estabelece as diretrizes para a elaboração do orçamento municipal, contemplando metas fiscais, riscos e prioridades da administração pública. Após análise nas comissões da CMM, a proposta retorna ao plenário para votação final. Se aprovada, será encaminhada para sanção do Executivo Municipal.

Assista o vídeo: