Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Líder do PT na Câmara pede ao STF a prisão preventiva e o bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro

Líder do PT na Câmara pede ao STF a prisão preventiva e o bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 11 de julho de 2025

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da bancada petista na Câmara, solicitou nesta sexta-feira (11/7) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão preventiva e o bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está licenciado do cargo. O pedido foi feito no âmbito do inquérito que investiga a atuação do parlamentar nos Estados Unidos contra instituições brasileiras, especialmente o STF.

Segundo Lindbergh, Eduardo estaria envolvido em articulações internacionais que resultaram diretamente na decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA a partir de 1º de agosto.

“A medida escancara os impactos nocivos de uma ofensiva diplomática feita pelo deputado em conluio com aliados norte-americanos”, escreveu o parlamentar no documento.

Lindbergh acusa Eduardo de cometer “alta traição” e de colocar em risco a soberania nacional, ao usar canais internacionais para influenciar decisões econômicas e políticas contra o Brasil.

Para Lindbergh, essas ações configuram uma continuidade dos atos golpistas já investigados, e não um episódio isolado.


Leia mais:

“Eu conheço os honestos e os corruptos”, diz Trump ao ‘comparar’ Bolsonaro e Lula

China critica tarifas de Trump contra o Brasil e acusa EUA de coerção


Medidas na Câmara

Além da prisão e do congelamento de bens, o pedido inclui a suspensão de transferências via Pix ligadas a Eduardo Bolsonaro e a investigação da origem dos recursos arrecadados por esse meio. O objetivo seria impedir a movimentação financeira que possa estar ligada a ações ilícitas.

A Procuradoria-Geral da República (PGR), no mesmo inquérito, apontou que o deputado pode ter cometido crimes como coação no curso de processo, obstrução de investigações sobre organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Outro parlamentar do PT, Rogério Correia (MG), também solicitou a Moraes medidas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os pedidos, estão a prisão preventiva, uso de tornozeleira eletrônica e proibição de se aproximar de embaixadas. Correia afirmou que as declarações recentes de Trump criam uma narrativa para um possível pedido de asilo por parte de Bolsonaro.

As falas de Trump, divulgadas em carta oficial, acusam o STF de promover censura e defendem Bolsonaro, além de criticar diretamente medidas tomadas por autoridades brasileiras. Para a base governista, essas movimentações refletem uma tentativa de internacionalizar a crise política e enfraquecer o Judiciário brasileiro.