Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Lula faz reunião com ministros antes de regulamentar Lei da Reciprocidade

Lula faz reunião com ministros antes de regulamentar Lei da Reciprocidade

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 14 de julho de 2025

Em resposta à taxação de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência na noite deste domingo (13/07), no Palácio da Alvorada, para concluir os ajustes do decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade.

A expectativa é que o texto seja publicado até terça-feira (15/07).

O encontro foi antecipado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) que, durante agenda em São Paulo pela manhã, afirmou que precisaria retornar a Brasília por ter sido chamado por Lula para discutir o tema.

Segundo informações da CNN, participaram da reunião os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais). Também estiveram presentes a secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, e a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. Nenhum dos participantes fez pronunciamento após o encontro.

A regulamentação da reciprocidade visa responder ao “tarifaço” de Trump, anunciado na última quarta-feira (9), que impõe uma sobretaxa de 50% sobre diversos produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.


Saiba mais:


O Palácio do Planalto avalia incluir no decreto não apenas novas alíquotas, mas também “adendos” com outros mecanismos de retaliação. Esses detalhes estão sendo mantidos sob sigilo para evitar reações antecipadas de empresas e países afetados.

O governo brasileiro sustenta que os Estados Unidos mantêm um superávit comercial com o Brasil tanto em bens quanto em serviços e afirma que não há justificativa econômica para o aumento das tarifas. A reação será baseada na Lei da Reciprocidade, como já declarado publicamente por Lula.