Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Há muito tempo não via nossa ONU tão insignificante”, dispara Lula em discurso no Brics

“Há muito tempo não via nossa ONU tão insignificante”, dispara Lula em discurso no Brics

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 05 de julho de 2025

Durante discurso nesta sexta-feira (4/7), na abertura da reunião do Banco do Brics, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à atuação da Organização das Nações Unidas (ONU) diante do conflito entre Israel e Palestina. Para Lula, a ONU tem se mostrado incapaz de intermediar a criação de um Estado Palestino e de promover um acordo de paz duradouro para a região.

“O mundo está carente de lideranças políticas como nunca antes. Há muito tempo não via nossa ONU tão insignificante como se apresenta hoje”, afirmou o presidente Lula.

“Há muito tempo não via nossa ONU tão insignificante”, dispara Lula em discurso no Brics
(Foto: Reprodução)

Lula voltou a afirmar que as ações militares israelenses na Faixa de Gaza configuram genocídio.

“Uma ONU capaz de criar o Estado de Israel não é capaz de criar o Estado Palestino, não é capaz de fazer um acordo de paz para impedir o genocídio de mulheres e crianças em Gaza”, disse.

Veja:


Saiba mais:


Além do tema geopolítico, Lula aproveitou o encontro com representantes dos países do Brics para defender a criação de uma nova moeda comum para transações comerciais entre os membros do grupo. Ele reconheceu os desafios da proposta, mas ressaltou a necessidade de alternativas ao sistema financeiro internacional dominado por moedas tradicionais.

“É por isso que a decisão de vocês de uma nova moeda de comércio é extremamente importante, tem problemas, eu sei, mas se não encontrarmos uma nova fórmula, terminaremos o século 21 como terminamos o 20. E isso não será benéfico para a humanidade”, declarou.

A reunião no Rio de Janeiro contou com a presença de representantes dos países que integram o Brics, reforçando a busca do bloco por maior autonomia econômica e influência política no cenário internacional.