
Lula prepara pronunciamento em rede nacional para rebater Trump após tarifas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá fazer um pronunciamento, em cadeia nacional, para responder o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após a decisão deste de taxar os produtos brasileiros em 50%, tornada pública na quarta (9/7).
A data ainda está sob avaliação, mas deverá ocorrer entre esta quinta (10) e sexta-feira (11).
De acordo com informações, o secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, Sidônio Palmeira, está fechando os últimos detalhes da fala com o presidente Lula.
Fontes no Planalto afirmam que o tom não deverá fugir à nota publicada por Lula em resposta a Trump. No comunicado oficial, o presidente defendeu a soberania brasileira e a aplicação de medidas recíprocas aos Estados Unidos.
“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou lula Em postagem nas redes sociais.
Leia mais:
Entenda o caso: Tarifas Brasil x EUA
Em carta enviada ao governo brasileiro, Trump alegou que a relação comercial entre as partes é “muito injusta”, marcada por desequilíbrios gerados por “políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil”.
No documento, ele também declarou que existe uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu na ação penal do STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga a trama golpista após as eleições de 2022, sendo acusado por cinco crimes.
*Com informações de CNN Brasil.