Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Macron processa influenciadora por dizer que primeira-dama francesa “nasceu homem”

Macron processa influenciadora por dizer que primeira-dama francesa “nasceu homem”

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 23 de julho de 2025

O presidente da França Emmanuel Macron, e sua esposa, Brigitte, entraram com um processo por difamação nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (23/7), contra a influenciadora de direita Candace Owens. No centro do processo está a alegação de Owens de que a primeira-dama é do sexo masculino.

O casal Macron disse na denúncia que as mentiras veiculadas pela influenciadora incluíam o fato de Brigitte, de 72 anos, ter nascido com o nome de Jean-Michel Trogneux, o nome verdadeiro de seu irmão mais velho.

Os Macron disseram em uma ação movida no Tribunal Superior do estado americano de Delaware que Owens empreendeu uma “campanha de humilhação global” repleta de mentiras e “intimidação implacável” para promover seu podcast e expandir sua base de fãs “frenética”.

A queixa com 22 acusações busca um valor não especificado de indenização compensatória e punitiva.


Leia mais:

Embaixada da França publica foto de Lula e Macron em homenagem ao Dia dos Namorados

Canadense é preso nos EUA por matar a própria filha e simular sequestro


Até o momento de postagem desta matéria, a assessoria de Owens não respondeu aos pedidos de comentários enviados por e-mail pela Reuters. O gabinete de Macron não quis comentar.

O processo desta quarta-feira é um caso raro de um líder mundial processando por difamação. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entrou com várias ações judiciais por difamação, inclusive contra a editora do The Wall Street Journal na semana passada.

Brigitte e Emmanuel Macron estão casados há quase 18 anos, mas se conheceram décadas antes, quando ela era professora de literatura do atual presidente da França no ensino médio, em Amiens, no norte do país. Na época, ela tinha 39 anos e ele, 15.

*Com informações de UOL e Forbes.