
“Para ganhar uma eleição, tem que ter estrutura”, declara Mazinho das Ecobarreiras

As ecobarreiras têm se tornado um símbolo de sustentabilidade e preocupação ambiental na gestão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Essas estruturas flutuantes, instaladas nos principais igarapés da cidade, vêm ganhando destaque pela eficiência no combate à poluição.
Por isso, a Rede Onda Digital conversou com o criador do projeto, Manoel Ademar Pinheiro Brito, popularmente conhecido como Mazinho da Karbras ou Mazinho das Ecobarreiras.
Segundo Mazinho, novas tecnologias estão sendo incorporadas às ecobarreiras. Entre as novidades, está o uso do muriru, nome regional para aguapés (plantas aquáticas), especialmente da espécie Cabomba aquatica, conhecida por seu látex leitoso com ácido oxálico.
As plantas já estão sendo utilizadas na despoluição do Igarapé da Compensa e serão aplicadas também na revitalização da Lagoa Verde, no bairro Japiim.
Leia a entrevista na íntegra com Mazinho das Ecobarreiras:
Onda Digital: Você é o criador das ecobarreiras e tem mostrado que seu trabalho está mudando a vida de muitas pessoas. Qual é o sentimento ao ver seu trabalho sendo valorizado?
Mazinho: Foi aqui que eu inventei esse equipamento, a Ecobarreira. Lucas, eu fico muito feliz por estar sendo reconhecido, por ver que o equipamento funciona e que a comunidade está se conscientizando.
Nós temos ecobarreiras instaladas em vários igarapés de Manaus, mudando a realidade tanto dos igarapés quanto das comunidades por onde eles passam.
Quero agradecer a Deus, ao prefeito David Almeida, ao secretário Sabá Reis, que me deram essa oportunidade, e à população, que está se conscientizando.
Onda Digital: Quais são as próximas novidades que vêm por aí?
Mazinho: Nos igarapés que são cabeceiras, como os do Coroado, vamos instalar não só ecobarreiras, mas também uma estação de tratamento da água com muriru.
Onda Digital: Vocês pretendem expandir ainda mais as ecobarreiras? Há planos de incluir tecnologias novas?
Mazinho: Sim! Essa estação de tratamento com muriru é a mesma que estamos usando para despoluir a Lagoa da Compensa e a Lagoa do Japiim. Agora vamos começar a despoluir também os nossos igarapés. A novidade é que, além da ecobarreira e da estação de muriru, vamos incluir um filtro com pedras. Esse é o próximo passo.
Onda Digital: Ano eleitoral está chegando. O Mazinho pensa em se candidatar a deputado estadual?
Mazinho: Não pretendo ser candidato, Lucas. Eu tive uma experiência na política, fui candidato a vereador na eleição passada. O que eu pude perceber é que, para ganhar uma eleição, tem que ter estrutura.
Eu tenho trabalho, meu projeto é bom, está presente em várias comunidades, despoluindo igarapés, eliminando mau cheiro, devolvendo dignidade. Mas só isso não basta, tem que ter estrutura. Então, não, eu não sou candidato.
Assista o vídeo:
“Para ganhar uma eleição, tem que ter estrutura”, declara Mazinho das Ecobarreiras pic.twitter.com/5pqNSmhjZD
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) June 27, 2025