
PSOL defende Erika Hilton após polêmicas recentes: “Está sendo atacada porque incomoda a extrema-direita”

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados divulgou uma nota nesta quinta-feira (25/6) em defesa da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), denunciando uma campanha de desinformação, ataques transfóbicos e discurso de ódio promovidos por setores da extrema-direita e parlamentares da oposição. Segundo o partido, a deputada é alvo de uma ofensiva coordenada com o objetivo de deslegitimar seu mandato e sua atuação política.
Na última terça-feira (24), deputados da oposição protocolaram um pedido de investigação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Erika Hilton, alegando possível ato de improbidade administrativa. A acusação se baseia na contratação de dois maquiadores com recursos da Câmara dos Deputados. Em sua defesa, Erika afirma que os profissionais desempenham funções típicas de assessoria parlamentar.

Outro ponto de críticas diz respeito ao ressarcimento parcial, pela Câmara, de uma cirurgia realizada pela parlamentar no nariz. Segundo Erika Hilton, o procedimento teve motivação médica, sendo respaldado pelo Regimento da Casa, que permite reembolso de despesas médicas e odontológicas.
Saiba mais:
- TCU é acionado para apurar caso de maquiadores no gabinete de Erika Hilton
- Erika Hilton nega uso de dinheiro público para cirurgia estética após repercussão nas redes; entenda
Ela também realizou, separadamente, uma intervenção estética no nariz, mas afirma que essa parte do procedimento foi paga com recursos próprios. Para comprovar, publicou nas redes sociais os comprovantes e notas fiscais do pagamento.

No comunicado, o PSOL reforça que os ataques contra Erika Hilton são motivados pelo incômodo que ela causa a setores conservadores ao defender direitos sociais, combater a desinformação e representar um segmento social historicamente marginalizado.
“A extrema-direita e demais setores conservadores iniciaram uma campanha orquestrada e violenta contra a deputada Erika Hilton, utilizando desinformação, fake news e reverberando discurso de ódio e de transfobia. Erika está sendo atacada porque incomoda”, afirma o texto divulgado pelo partido.
A nota ainda destaca que a deputada representa uma parcela da população frequentemente vítima de violência e perseguição no Brasil, país com altos índices de assassinatos de pessoas LGBTQIA+.
“Incomoda porque dá visibilidade a segmento social que sofre perseguição e que é vítima de transfobia e tem suas vidas ceifadas, tudo isso em um dos países que mais matam LGBTs no mundo.”
O PSOL também declara ter acompanhado o processo de saúde da deputada, apoiando sua decisão de realizar a cirurgia por recomendação médica.
“O PSOL tem muito orgulho do mandato Erika Hilton e a apoia integralmente contra os ataques dos que se incomodam com seu trabalho. Não conseguirão calar sua voz. Nossa solidariedade e apoio.”
Leia a nota do PSOL:
A extrema-direita e demais setores conservadores iniciaram uma campanha orquestrada e violenta contra a deputada Erika Hilton, utilizando desinformação, fakes e reverberando discurso de ódio e de transfobia.
Erika está sendo atacada porque incomoda. Incomoda a extrema-direita quando consegue alcançar milhões de pessoas e desmentir a narrativa criada por eles para justificar ataques aos direitos sociais e ao governo federal.
Incomoda porque dá visibilidade a um segmento social que sofre perseguição e que é vítima de transfobia e tem suas vidas ceifadas, tudo isso em um dos países que mais mata LGBTs no mundo.
Incomoda porque mostra que além de dar visibilidade a comunidade trans, possui um mandato que conseguiu pautar mudanças no mundo do trabalho, as quais incomodam o empresariado acostumado a sugar a vida de milhões de trabalhadores.
Acompanhamos a luta da Erika para superar suas dificuldades de saúde, inclusive apoiando sua decisão de fazer a cirurgia recomendada pelos médicos.
O PSOL tem muito orgulho do mandato da Erika e a apoia integralmente contra os ataques dos que se incomodam com seu trabalho.
Não conseguirão calar sua voz.
Nossa solidariedade e apoio.
Executiva Nacional do PSOL
26 de junho de 2025
Ver essa foto no Instagram