Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
PT de Manaus: acordo secreto com Sassá permitiu vitória de Valdemir Santana

PT de Manaus: acordo secreto com Sassá permitiu vitória de Valdemir Santana

Gerson Severo Dantas
Por Gerson Severo Dantas | 09 de julho de 2025

A escolha do presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Manaus teve um acordo de bastidores que poucos filiados/eleitores tinham conhecimento e que resultará numa troca de presidentes após dois anos do novo mandato, que começará em setembro.

Pelo acordo, o vencedor do Processo de Eleição Direta (PED) para o diretório do PT de Manaus, o atual presidente Valdemir Santana, passará presidência ao ex-vereador Sassá da Construção Civil. O acordo evitou que ambos batessem chapa, dividissem os votos e assim abrissem espaço para uma vitória do grupo liderado por Anne Moura.

Os dois petistas têm forte presença no movimento sindical no Estado. Valdemir é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos – o maior do Estado – e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Já Sassá é forte no Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.

Juntos eles dominam a maioria dos filiados da ala sindical do PT de Manaus, mas separados poderiam perder para outros grupos, como o do vereador José Ricardo e de Anne Moura. Estes grupos foram críticos a gestão de Valdemir em Manaus e de Sinésio Campos no Diretório Estadual.


Saiba Mais:

VÍDEO: “O PT pode eleger ao menos 3 deputados estaduais em 2026”, diz Sinésio Campos 

“Aliança com o governador e prefeitos ainda encanta botos, abelhas e ‘petistas distraídos’”, diz Zé Ricardo após derrota na eleição do PT Amazonas

Sassá presidirá o PT de Manaus em 2028

Pelo acordo, Valdemir Santana seguirá presidente do PT de Manaus até setembro de 2027, portanto será Sassá que ficará responsável por comandar o partido na eleição municipal de 2028 quando, teoricamente, tentará voltar a ter uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Curiosamente Sassá poderá voltar a CMM antes, em 2027, se o principal opositor do grupo dele e de Valdemir Santana, o vereador José Ricardo, se candidatar e vencer a eleição para deputado federal, como é o plano dele. Sassá é o suplente imediato de Zé Ricardo.