Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Retorno dos trabalhos no Congresso no dia 1º de fevereiro será marcado com eleições

Retorno dos trabalhos no Congresso no dia 1º de fevereiro será marcado com eleições

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 27 de janeiro de 2025

O Congresso Nacional retoma os trabalhos no próximo dia 1º de fevereiro com as eleições para a presidência e a mesa diretora da Câmara e do Senado. Os cargos têm mandato de dois anos, e o candidato precisa da maioria absoluta dos votos.

Na Câmara dos Deputados, uma série de reuniões e articulações entre as bancadas estão previstas para ocorrer na manhã do dia 1º de fevereiro. O registro das candidaturas começará às 13h30, e a eleição da mesa da Câmara está marcada para as 16h, tudo no dia 1º de fevereiro.

Até o momento, dois deputados se declararam oficialmente como candidatos: Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, tem apoio do atual presidente da Câmara, Arthur Lira, e das principais bancadas. O deputado pastor Henrique Vieira, do PSOL do Rio, também oficializou sua candidatura pelo partido de esquerda.

Já no Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP) é o maior cotado e tem o apoio de Rodrigo Pacheco e de oito partidos — exceto PSDB e Novo.


Saiba mais: 

Tadalafila causa infarto? Quem tem pressão alta pode tomar?

Secretário de Estado: Caio André aguarda resposta de Wilson Lima para SEC


São os presidentes das duas casas que definem as pautas de votação, com a ajuda dos demais integrantes das mesas diretoras.

Oposição, base aliada do governo e siglas de centro articulam para garantir funções estratégicas. Os partidos procuram garantir representatividade no congresso.

Esse é o caso do PL, por exemplo, que na última eleição à presidência do Senado lançou Rogério Marinho (RN), que saiu derrotado, e ficou sem cargos na Mesa Diretora nos últimos dois anos, mesmo tendo a segunda maior bancada da Casa. Neste ano, a sigla garantiu apoio a Alcolumbre e deve ocupar a 1ª vice-presidência.

Regimentalmente, a escolha dos ocupantes de cada cadeira da Mesa Diretora é feita de acordo com a proporcionalidade, dando preferência às maiores bancadas — a regra também é válida para a indicação dos presidentes das comissões.

Veja como são definidos os cargos no Congresso Nacional 

Câmara

Plenário da Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados (Crédito: Shutterstock)

Além da presidência, a Mesa Diretora da Câmara é composta pelos seguintes cargos com atribuições específicas:

  • 1ª vice-presidência: analisa pedidos de informação a outros órgãos do Poder Público e substituição do presidente em sessões. O cargo deve ser ocupado pelo deputado Altineu Côrtes (PL-RJ).
  • 2ª vice-presidência: analisa solicitações de reembolso de despesas médico-hospitalares dos deputados e o fomento da interação com o Legislativo dos estados, municípios e do DF;
  • 1ª secretaria: responsável por serviços administrativos da Casa. O deputado Carlos Veras (PT-PE) é um dos cotados para a função.
  • 2ª secretaria: cuida das relações da Casa com embaixadas, emissão de passaportes para os deputados, estágio universitário e supervisão de campanhas da Câmara em perfis institucionais.
  • 3ª secretaria: analisa pedidos de licença, justificativas de falta dos parlamentares e a autorização prévia de reembolso de passagens aéreas internacionais.
  • 4ª secretaria: responsável pela supervisão do sistema habitacional da Câmara.
  • Suplentes: são divididos em primeiro, segundo, terceiro e quarto suplentes e substituem os respectivos secretários quando esses estão ausentes.

Os cargos da 2ª, 3ª e 4ª secretarias seguem em negociação e são cobiçados pelo PSD e pelo MDB. Pelo tamanha da bancada, o União Brasil, com 59 deputados, pleiteia a 2ª vice-presidência, apesar de o posto estar na mira do PP.

Para selar o apoio do União Brasil a Motta, a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) também entrou nas negociações, mas ainda não foi batido o martelo de quem cuidará do colegiado. Na mesma linha, o PSD negocia ter a relatoria do Orçamento de 2026 como uma das condições para apoiar o deputado.

Senado

Plenário do Senado.
Plenário do Senado. (Criador: Jonas Pereira
Direitos autorais: Senado Federal do Brasil)

Além da presidência, a Mesa Diretora do Senado é composta pelos seguintes cargos com atribuições específicas:

  • 1º e 2º vice-presidentes: substituem, nessa ordem, o presidente em situações de ausência ou impedimento. Os cargos devem ser ocupados, respectivamente, pelos senadores Eduardo Gomes (PL-TO) e Humberto Costa (PT-PE).
  • 1º secretária: responsável pela listagem dos resultados de votações; pela leitura de correspondências oficiais e documentos relativos às sessões; e por supervisionar as atividades administrativas da Casa.
  • 2º secretária: lavra as atas das sessões secretas, as lê e assina depois do 1º secretário.
  • 3º e 4º secretárias: fazem as chamadas dos senadores, contam votos e auxiliam o presidente na apuração das eleições. O mais cotado para assumir a 4ª secretaria é o senador Dr. Hiran (PP-RR).
  • Suplentes: quatro senadores substituem os secretários em casos de ausência ou impedimento.

Pauta de votações no Congresso 

A pauta de votação do Congresso para 2025 já está cheia… O primeiro desafio será a aprovação da Lei Orçamentária Anual, a Loa. Além disso, 30 Medidas Provisórias e 55 vetos do governo federal à projetos de lei aprovados pelos parlamentares aguardam votação. Outros projetos, como a segunda parte da regulamentação da reforma tributária, também devem entrar em votação ainda no primeiro semestre.

*Com informações de CNN Brasil