Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Vereadores Rodrigo Guedes e Jander Lobato elevam o tom durante sessão plenária na CMM

Vereadores Rodrigo Guedes e Jander Lobato elevam o tom durante sessão plenária na CMM

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 04 de junho de 2025

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi palco de uma discussão acalorada na manhã desta quarta-feira (4/6), entre os vereadores Rodrigo Guedes (PP) e Jander Lobato (PSB).

O desentendimento teve início após Guedes, que faz oposição ao prefeito de Manaus, afirmar que havia solicitado um pedido de vistas a um Projeto de Lei (PL) de autoria da vereadora Professora Jacqueline (UB). Segundo Guedes, o pedido foi ignorado por Lobato, que presidia a sessão.

Conforme o parlamentar, ao fazer o pedido de vistas, Jander sequer o olhou. Ao fundo, é possível ouvir o líder do prefeito na Casa, vereador Eduardo Alfaia (Avante).

“É matéria vencida, senhor presidente. Já estamos em outro requerimento”, disse Alfaia enquanto Guedes rebate de imediato, afirmando que a matéria ainda não estava encerrada.

O presidente da CMM, Jander Lobato, então respondeu:

“Eu vi Vossa Excelência ligar o microfone, mas não falar nada. E outro vereador já havia solicitado [vistas]”, afirmou.

Na sequência, Guedes ironizou, perguntando se teria que “pedir o VAR” para provar que estava com a mão levantada no momento da solicitação.


Leia mais:

Amazonas firma acordo com a Polícia Federal para uso compartilhado de hangar no Aeroportos Eduardo Gomes

Empresários de Manaus são presos com R$ 1,2 milhão em espécie em aeroportos de Brasília


A resposta de Jander veio em tom mais ríspido:

“Pedir o VAR não, vereador. Aqui não tem gracinha. Vossa Excelência, em vez de pedir o VAR, seja mais ágil. Fica muito mais prático. Matéria encerrada, matéria encerrada, senhor secretário”, disse, elevando a voz.

Após a troca de farpas, o presidente da Casa solicitou à equipe técnica que desligasse o microfone de Guedes. O parlamentar protestou, dizendo que tal atitude representava um desrespeito à sua atuação como vereador.

“Presidente, eu levantei a mão. Vamos pedir a imagem (…). Não é matéria encerrada, senhor presidente. Vossa Excelência está desrespeitando meu direito como vereador. Está cassando minha atuação aqui. Respeite minha fala, por favor”, declarou Guedes.

Troca de farpas entre os vereadores; veja: