Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
É o Patrick? Estrela-do-mar vira meme no mar argentino

É o Patrick? Estrela-do-mar vira meme no mar argentino

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 01 de agosto de 2025

Durante uma expedição científica no fundo do oceano na costa da Argentina, uma estrela-do-mar chamou atenção de forma inesperada e bem-humorada. A razão foi devido a sua aparência curiosa especialmente uma saliência no centro do corpo que lembrava um bumbum fez com que fosse apelidada instantaneamente de “Patrick”, em alusão ao famoso personagem do desenho Bob Esponja.

O registro foi feito a 1.200 metros de profundidade, no Cânion Submarino de Mar del Plata, durante uma transmissão ao vivo. A expedição faz parte de uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisa Científica e Técnica (Conicet), da Argentina, e o Schmidt Ocean Institute, dos Estados Unidos.

Ao encontrar o animal no leito marinho, os pesquisadores logo notaram seus braços curtos, a textura rugosa e a cor vibrante. Mas o que realmente chamou atenção foi a protuberância central, que provocou risos na equipe. “É o Patrick!”, disse um dos cientistas, em tom de brincadeira e o apelido pegou.


Leia mais:

VÍDEO: Carro capota após avançar cruzamento na zona sul de Manaus

VÍDEO: Aluno agride professora no rosto em sala de aula no Sertão de Alagoas


A imagem rapidamente viralizou nas redes sociais, transformando o inusitado encontro em meme. Por trás da aparência engraçada, existe uma explicação científica. Segundo os pesquisadores, o formato arredondado e a “postura humanizada” da estrela-do-mar são causados por contrações musculares naturais. Quando o animal relaxa seus braços após se fixar em rochas, a gravidade atua sobre suas estruturas internas, criando esse aspecto peculiar.

Importante destacar que a “bunda” observada não passa de uma ilusão de ótica, o ânus da estrela-do-mar, na verdade, fica voltado para o fundo do oceano e raramente é visível. Ou seja, a cena que divertiu internautas mundo afora foi apenas uma feliz e cômica coincidência da natureza.